Um planeta Terra sem Água

O nome do nosso planeta é Terra, mas sabemos que a maior parte dele é constituída de água. Os oceanos compõem aproximadamente 70% da superfície terrestre, sendo que desse total apenas 2,5% é de água doce. Essa pequena porcentagem é o que mantém a população mundial desfrutando de maravilhas como, tomar banho, escovar os dentes, lavar a casa e até mesmo para consumo próprio. Mas será que 2,5% não é pouco para tanta gente usar? Realmente, é muito pouco. Infelizmente as pessoas fazem valer aquela velha frase que diz “agente só dá valor as coisas quando a perdemos”.

Já foi provado cientificamente que num futuro próximo ocorrerão guerras por causa da falta de água para consumo e mesmo assim nós, seres racionais, continuamos a desperdiçar água indevidamente. Aprendemos desde os primeiros anos na escola que nosso corpo é formado em sua grande parte de água, é que sem ela nossa existência estará ameaçada, mas mesmo assim identificamos a escassez de água de forma banal.

Quem já ouviu falar no Aqüífero Guarani? Com certeza poucas pessoas. O Aqüífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea do mundo estende-se pelo Paraguai, Uruguai, Argentina e 71% no Brasil. Isso nos faz perceber que se não economizarmos nossa água de maneira correta, iremos trazer as guerras pra bem perto de nós. Os EUA já montaram base no aqüífero prevendo exatamente a luta por água potável que estar por vir.

É extremamente importante que as pessoas se conscientizem de verdade sobre a economia de água lutando contra a poluição, não apenas participem de palestras e movimentos porque acham legal ou interessante.

Temos que pensar nos nossos filhos, netos, bisnetos ou qualquer outra pessoa que amamos, porque se não eles pagarão um preço bem caro por uma irresponsabilidade cometida por nós, por isso vamos dar a importância devida à água.

 

About these ads

2 Respostas para “Um planeta Terra sem Água”

  1. [...] água é o elemento mais importante para a subsistência do ser vivo, pois dependem da sua disponibilidade para satisfazer suas necessidades. Quase todos os aspectos da [...]

  2. [...] inclusive das suas fontes importantes, o governo brasileiro vem incentivando a exploração do Aqüífero guarani, maior reserva de água subterrânea do mundo, que tem boa parte das águas no território [...]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: